Câmara Municipal de Gondomar (POR- Porto)
Gondomar é um município português, fundado em 1193, localizado na Região Norte, pertencente ao distrito do Porto e subdivido em 7 freguesias:
- Baguim do Monte
- Fânzeres e São Pedro da Cova
- Foz do Sousa e Covelo
- Gondomar, Valbom e Jovim
- Lomba
- Melres e Medas
- Rio Tinto
O município é limitado pelos concelhos de Vila Nova de Gaia, Valongo, Paredes, Maia, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira. Possui cerca de 132km2 de área e cerca de 164500 habitantes.
A denominação da cidade provém do rei visigodo Gundemari, que em 610 teria fundado em Gondomar um couto. Gondomar é atravessado por diversos rios: Rio Tinto, Rio Torto, Rio Sousa, Rio Ferreira e Rio Douro.
Os rios influenciam a gastronomia do concelho, sendo os produtos mais emblemáticos o sável e a lampreia. Neste contexto sobressaem também as praias fluviais:
- Praia da Lomba
- Praia de Zebreiros
- Praia de Melres
- Praia de Marecos
O ex-líbris de Gondomar é o Monte Crasto que constitui uma fortaleza natural num terreno elevado, com 194m de altitude, sendo um dos principais miradouros, de onde se pode avistar o rio Douro ou Vila Nova de Gaia.
Gondomar, juntamente com Paredes e Valongo possuem o Parque das Serras do Porto, constituído em 2017 é o "pulmão verde" de uma região fortemente urbanizada.
A nível de património destaca-se:
- Quinta de Montezelo: Construída em 1636 habitação do escritos Joaquim de Araújo Rangel Pamplona e Castro.
- Central de captação de água da Foz do Sousa
- Cavalete do Poço de São Vicente
- Igreja Matriz de Gondomar
- Igreja Matriz de Rio Tinto
O meu muito obrigado ao Sr. Presidente Dr. Marco Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário