Câmara Municipal de Olhão (POR - Faro)
Olhão, oficialmente reconhecido com Olhão da Restauração, é um município português, fundado em 1808, pertencente ao distrito de Faro, subdividido em 4 freguesias:
- Moncarapacho e Fuseta
- Olhão
- Pechão
- Quelfes
O município e limitado pelos concelhos de São Brás de Alportel, Tavira, Faro e o oceano Atlântico, demograficamente Olhão possui cerca de 131km2 e cerca de 45.000 habitantes.
De interesse é também referir a etimologia do concelho bem como da origem de "Olhão da Restauração.
O nome Olhão deriva da palavra árabe "Al-Hain", que significa fonte nascente, na versão do povo Olhão é o aumentativo o substantivo comum de "olho", com origem num grande "Olho de Água", uma vez que na zona existiam abundantes olhos de água.
Quanto à origem de Olhão da Restauração, refere-se à revolta Olhanense, contra os franceses em 1808, alguns pescadores do município ofereceram-se para viajar até ao Brasil, de forma a informar o futuro rei D. João VI a restauração do reino do Algarve. O caique Bom Sucesso (que pode ser visitado no município) chegou ao destino em Setembro de 1808, o príncipe espantando com a notícia recompensou e condecorou diversos olhanenses com cargos, bem como concedeu ao município de Olhão o título de "VILA DO OLHÃO DA RESTAURAÇÃO"
Olhão tem 4 praias belas: Armona, Cavacos, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria, possui também diversos pontos de interesse sejam monumentos, igrejas, pontes, que pela sua importância histórica ou arquitetura singular, tornam Olhão único.
O meu muito obrigado ao município
Sem comentários:
Enviar um comentário