Pelo Correio - By Post

Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (POR - Coimbra)





    Montemor-o-Velho é um município português, fundado em 1212, está inserido na Região do Centro, pertencente ao distrito da Coimbra e subdividido em 11 freguesias:


Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca

Arazede

Carapinheira

Ereira

Liceia

Montemor-o-Velho e Gatões

Pereira

Santo Varão

Seixo de Gatões

Tentúgal

Meãs do Campo

 

 

 






    


     O município é limitado pelos municípios de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Soure, Coimbra e Figueira da Foz possui cerca de 229km2 de área e cerca de 26000 habitantes.

    Montemor-o-Velho é uma antiga vila cujos vestígios remontam à Pré-História, nomeadamente ao período Neolítico. Hoje em dia a economia da vila baseia-se em atividades do sector terciário, contudo a agricultura continua a ter grande importância. O município possui uma das melhores pistas de canoagem da Europa, na qual, já recebeu diversas provas internacionais. Do seu património histórico conta com diversas igrejas e capelas, além desse património destaca-se: 

Alcáçova Real: Atribui-se a D. Urraca a sua edificação e onde habitaram infantas, reis e rainhas.

Antigo Hospital de Nossa Senhora de Campos e Misericórdia

Castelo de Montemor-o-Velho: Construído no séc. IX é classificado como Monumento Nacional

    A nível cultural, anualmente realiza-se o festival internacional de teatro, Citemor. O município é detentor do teatro Esther de Carvalho. O Paul de Arzila e o Paul do Taipal são importantes parques naturais. A nível gastronómico, em Montemor-o-Velho existe: 

  • Arroz de Lampreia
  • Arroz Doce
  • Pinhas Doces de Montemor
  • Queijada de Pereira
  • Pastel de Tentúgal 

O meu muito obrigado ao município em especial ao Diretor de Departamento de Cultura e Equipamentos Municipais, Sr. José António Costa Pinheiro





Sem comentários:

Enviar um comentário