Pelo Correio - By Post

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (POR - Braga)







        Vila Nova de Famalicão é um município português, com carta foral datada de 1205 pelo rei D. Sancho I, mas apenas posteriormente fundado em 1835, localizado na sub-região do Ave, da Região Norte, pertencente ao distrito de Braga e subdivido em 34 freguesias:


  - Antas e Abade de Vermoim            
- Arnoso e Sezures
- Avidos e Lagoa                 
-  Bairro
- Carreira e Bente                   
- Castelões
- Cruz       
- Delães
- Esmeriz e Cabeçudos
 - Gavião
      - Fradelos     
- Gondifelos, Cavalões e Outiz
- Joane
- Landim
- Lemenhe, Mouquim e Jesufrei
- Louro
- Lousado
- Mogege
- Nine
- Oliveira Santa Maria
- Oliveira São Mateus
- Pousada de Saramagos
- Pedome
- Requião 
- Riba de Ave
- Ribeirão
- Ruivães e Novais
- Seide
- Vale São Cosme, Telhado e Portela
- Vale São Martinho
- Vermoim
- Vila Nova de Famalicão e Calendário
- Vilarinho das Cambas


            O município é limitado pelos concelhos de Braga, Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde, Barcelos e Póvoa de Varzim  Possui cerca de 201,6km2 de área e cerca de 133500 habitantes, sendo o ponto mais alto do município no Penedo das Letras a 468m de altitude.

            A origem do povoamento desta cidade remonta à idade do Ferro, com vestígios arqueológicos de castros pelo concelho, destacando-se o Castro do Monte das Ermidas, o Castro de São Miguel-o-Anjo e ainda o Castro das Eiras.

           Vila Nova de Famalicão é a terra do grande romancista Camilo Castelo Branco e é um dos concelhos mais empreendedores de Portugal, possuindo diversas empresas de referência nacional e internacional nos sectores têxtil, calçado ou alimentação. Apesar de ser um centro urbano, o concelho possui muitos espaços verdes destacando-se:

  • Jardim dos Paços do Concelho;
  • Jardim D. Maria II: Situado no coração da cidade, a inauguração da estátua de D. Maria II em 1968, marca a conclusão da primeira fase deste jardim;
  • Jardim 1º de Maio: Nasceu nos anos 60, com a construção da avenida que o atravessava, na ligação que estabelecia entre o centro da cidade e a estação de caminhos-de-ferro;
  • Parque da Devesa: Espaço verde urbano, situado junto ao centro da cidade com 28 hectares de área; 

        Famalicão é uma terra de tradições destacando-se as artes de cestaria, olaria e talha no artesanato, quanto à gastronomia é conhecido pelos rojões à moda do Minho, o arroz de pica no chão e o cabrito assado no forno. É também possuidor de um vasto leque de património com diversas igrejas, mosteiros e pontes, bem como vários museus destacando-se: 

  • Casa-Museu Camilo
  • Museu Bernardino Machado
  • Museu do Surrealismo
  • Museu Nacional Ferroviário
  • Museu da Indústria Têxtil
  • Museu do Automóvel


O meu muito obrigado à Vereadora do Turismo Dra. Luísa Azevedo, bem como ao Presidente da Câmara Municipal Prof. Doutor Mário Passos













 

Sem comentários:

Enviar um comentário