Pelo Correio - By Post

Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso (POR - Braga)



            Póvoa de Lanhoso é um município português, fundado em 1292, inserida na Região Norte e pertencente ao distrito de Braga e subdivido em 22 freguesias:



Águas Santas e Moure

Calvos e Frades

Campos e Louredo

Covelas

Esperança e Brunhais

Ferreiros

Fonte Arcada e Oliveira

Galegos

Garfe

Geraz do Minho

Lanhoso

Monsul

Póvoa de Lanhoso

Rendufinho

Santo Emilião

São João de Rei

Serzedelo

Sobradelo da Goma

Taíde

Travassos

Verim, Friande e Ajude

Vilela




         O município é limitado pelos concelhos de Amares, Vieira do Minho, Fafe, Guimarães e Braga, possui cerca de 135km2 de área e cerca de 22000 habitantes. 

     As terras de Póvoa de Lanhoso, são habitadas pelo menos desde há 3000 anos a.C., foi aqui que começou a revolução da Maria da Fonte, partindo de uma recusa em aceitar a nova lei de não enterrar os mortos dentro das igrejas, que conseguiu alastras ao resto do país mostrando o descontentamento do povo e conseguindo provocar a mudança do governo.


           Esta cidade possui uma rede de percursos pedestres sendo eles:
  • Trilho do Moinho do Pontinho
  • Via Romana XVII
  • Caminho Alternativo para São Bento da Porta Aberta
  • Monte do Merouço
  • Ribeiro Queimado
  • Maria da Fonte
    Póvoa de Lanhoso possui um vasto património histórico e natural destacando-se:

Monte São Mamede: É o ponto mais alto do concelho, com 750m de altitude, foi habitada desde os tempos mais remotos por diversos povos, sendo ocupada devido à sua altitude e posição privilegiada, o difícil acesso facilitava também a defesa. 

                
Castro de Lanhoso

Castelo de Lanhoso: Foi erguido no topo do Monte do Pilar, o maior monólito granítico do país, no interior dos seus muros foi erguido um santuário seiscentista, utilizando a própria pedra das antigas muralhas. A meia encosta poderá ser observado vestígios de um antigo castro romanizado. É classificado como Monumento Nacional.

Museu de Arte Sacra: Está localizado no interior do Santuário de Nossa Senhora d' Porto de Ave, aberto desde 2001. Possui diversos artefactos relacionados com a vida religiosa do Santuário, bem com, apresenta uma coleção de ex-votos pertencentes à Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave. 

Santuário de Nossa Senhora D' Ave

Quinta Villa Beatriz: Possui uma casa típica de brasileiro do inicio do século, nunca foi habitada pelos donos, contudo esta quinta atualmente comercializa duas marcas de vinho: Quinta Villa Beatriz e Terras de Lanhoso.



    Muito obrigado ao município de Póvoa de Lanhoso



Sem comentários:

Enviar um comentário