Pelo Correio - By Post

 Câmara Municipal de Calheta (POR - São Jorge - Açores) 





    Calheta é um município português, na ilha de São Jorge, na Região Autónoma dos Açores, fundado em 1534 e subdividido em 5 freguesias:

- Calheta
- Ribeira Seca
- Norte Pequeno
- Topo
- Santo Antão

    O município é limitado pelo município de Velas e pelo Oceano Atlântico, possui cerca de 127km2 de área e cerca de 3800 habitantes.

    A Calheta é uma das mais antigas povoações da ilha de São Jorge. Em 1483 já possuía um núcleo populacional que foi crescendo, a sua economia desenvolveu-se desde cedo, que além da vinha, dos cereais e inhames, tinha o cultivo do pastel e de urzela, exportados para a Flandres e outros países da Europa. Atualmente a indústria conserveira ocupa um espaço importante na economia do concelho, através da fábrica de Santa Catarina, contudo, os lacticínios continuam a ser a principal indústria de Calheta. 

    O município possui uma tradição gastronómica muito rica, em que alguns dos pratos são exclusivos desta terra. Destacando-se as amêijoas, os inhames com um diferente paladar, o Queijo de São Jorge, produzido a partir do leite cru. Na doçaria a variedade é grande e inclui: coscorões, rosquilhas de aguardente, suspiros, torresmos de cabinho ou bolos de véspera. 

    A nível de património arquitetónico, histórico ou religioso o concelho é caracterizado por uma arquitetura rural, com algumas edificações de cariz religioso, contudo possui um vastro património natural. 

    As costas norte e sul do Concelho são compostas por serras muito elevadas e descidas íngremes até às fajãs, resultantes dos abatimentos das falésias, zonas de excelente cultivo, abrangendo as plantações do inhame, do café, do milho e legumes.

    Na costa Norte, localizam-se as fajãs da Penedia e Pontas, nesta mesma encosta, a fajã dos Cubres e a sua lagoa, abundante de camarões, ainda nesta vertente existe a mais famosa fajã de São Jorge, a Caldeira de Santo Cristo, na sua lagoa é o único local nos Açores onde se criam amêijoas. Na costa Sul, existe as fajãs de São João, Bodes e Vimes. 

  Situado na ponta leste da ilha, o ilhéu do Topo possui reconhecidas características paisagísticas, onde se podem encontrar alguns exemplares da flora natural e se verifica grande concentração de aves marítimas.

O meu muito obrigado ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, Sr. Décio Natálio Almada Pereira. 


Sem comentários:

Enviar um comentário