Câmara Municipal de Resende (POR - Viseu)
Resende é um município português, fundado em 1514, pertencente ao distrito de Viseu e subdividido em 11 freguesias:
- Anreade e São Romão de Aregos
- Barrô
- Cárquere
- Felgueiras e Feirão
- Freigil e Miomães
- Ovadas e Panchorra
- Paus
- Resende
- São Cipriano
- São João de Fontoura
- São Martinho de Mouros
O município é limitado pelos municípios de Baião, Mesão Frio, Lamego, Castro Daire e Cinfães, possui cerca de 124km2 de área e cerca de 12000habitantes.
Resende como povoação existe desde a Pré-História como o comprovam os vestígios arqueológicos como os monumentos funerários de Cárquere, o castro de Aregos e as sepulturas abertas na rocha, anteriores à romanização.
As origens senhoriais de Resende encontram-se associadas aos "julgados" ou terras medievais de Aregos e S. Martinho de Mouros, que foram concelhos extintos pelas reformas, em meados do século XIX.
Economicamente o concelho encontra-se ainda dependente do sector primário, contudo nos últimos anos verifica-se um decréscimo deste em detrimento dos sectores secundário e tercenário.
O município possui uma grande variedade gastronómica, desde doces, salgados aos enchidos, destacando-se, as Cavacas, Falachas de Arêgos, Cerejas ou o Cabrito e Anho Assado. Resende possui diversos percursos pedestres ou de BTT, destacando-se:
- PR1- Vale do Cabrum Superior: Percurso de rota circular, desenvolve-se ao longo do Vale do Cabrum Superior com inicio e fim em Ovadas de Baixo (8,9km / 4h)
- PR2- Encostas da Terra Fértil: O percurso localiza-se na freguesia de Felgueiras, com inicio e fim junto ao edifício da Junta de Freguesia (6,1km / 2h30)
- PR-3- Lagoa de D. João: É um percurso circular com inicio e fim no Centro Interpretativo do Montemuro (15,6km / 4h)
A nível de património cultural e natural, Resende possui um vasto património com pontes antigas e diversas igrejas, destacando-se também:
- Monte de São Cristóvão: É o ponto mais alto de Resende, situa-se a norte da Serra de Montemuro, é um miradouro privilegiado sobre o vale do rio Douro e na proximidade nasce o Ribeiro de Corvo. Neste monte existe uma pequena capela, construída antes da fundação de Portugal. É dedicada a São Cristóvão;
- Caldas de Aregos: É uma estância termal, situada junto ao rio Douro, aqui milhares de pessoas todos os anos procuram tratamentos para doenças como reumatismo, doenças de pele, etc, devido às propriedades das suas águas;
- Mosteiro de Santa Maria de Cárquere;
- Igreja de Santa Maria de Barrô: construída no século XIX;
- Igreja de São Martinho de Mouros: Edificada no séc. XIII;
- Penedo de São João: É um local particular e único no território, o enorme bloco granítico equilibrado no alto da elevação monopoliza a atenção, o horizonte é quase o limite, sendo possível desfrutar de paisagens, como a linha do rio Douro e Aregos;
- Centro Interpretativo da Cereja;
- Casa da Torre da Lagariça;
- Museu Municipal de Resende;
- Centro de Cerâmica.
O meu muito obrigado ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, bem como, à Sra. Vereadora do Pelouro, Dra. Carla Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário