Pelo Correio - By Post

 Ayuntamiento de Torrejón de Ardoz (ESP - Madrid - Madrid) 




Ayuntamiento de Torrejón de Ardoz, é um município Espanhol, pertence à província de Madrid, comunidade autónoma de Madrid. Possui cerca de 32km2 de área e 135000 habitantes.

Torrejón de Ardoz faz fronteira com Ajalvir, Alcalá de Henares, San Fernando de Henares e Paracuellos de Jarama.

Do ponto de vista socioeconômico o município encontra-se no Corredor de Henares, estando também incluído na área metropolitana de Madrid. Devido ao seu rápido crescimento durante o séc. XX, fez com que a sua área urbana se desenvolvesse paralelamente à autoestrada A2 Madrid – Barcelona.

Toponimicamente o nome Torrejón vem da existência de uma pequena atalaia durante a Idade Média, onde viva uma mesnada (tropa de soldados dos reinos cristão do norte da Península). Ardoz deve-se à existência da ribeira de Ardoz, afluente do Rio Henares.

Historicamente a presença humana no município remonta ao período Calcolítico. Contudo é no séc. XI após a construção do Castelo de Aldovea que foi criada a vila de Torrejón de Ardoz. Em 1118, o reino de Castela sob o reinado de Afonso VII, reconquista Alcalá e as suas terras, que incluíam a fortificação d Torrejón, passando a vila a depender de Alcalá até 1554, quando passou a ser vila independente.

Economicamente o município baseava a sua economia na agricultura e pecuária, carecendo de indústria e comércio de interesse até o séc. XX. Durante a década de 40, começaram diversas obras como a instalação da Base Automobilística, o Campo Experimental do Instituto Nacional de Tecnologia Aeronáutica. Na década de 70 começam as construções de parques industriais onde havia pomares construíram apartamentos. Atualmente o município é um dos motores da indústria madrilena, com mais de 10% do território destinado a zonas económicas e industriais.

Torrejón de Ardoz rege-se pela Lei das Grandes Cidades, razão pela qual está dividida em distritos:

1-  Las Veredillas, Juncal e Zarzuela;

2-  Parque Catalunha, Yellow Spot e Soto del Henares;

3-  Los Fresnos, Barrio del Castillo e Barrio San José;

4-  Centro.

 

O brasão pode ser definido como: Escudo esquartejado; 1- Castela (num campo de goles, castelo de ouro, canteiro de zibelina e clarificado de azul), 2- Aragão (ouro, quatro bastões de gules), 3- León (prata, um leão púrpura, coroado de ouro, 4- Prata, dois caldeirões de sabre, colocados em uma vara. Ao cimo, coroa real de Espanha.

O património histórico e cultural é vasto e diversificado, sendo impossível enumerá-lo aqui, contudo destaca-se:

- La Caja del Arte (A caixa de arte): É um dos maiores equipamentos culturais públicos da comunidade de Madrid, o seu design de vidro e estrutura metálica, proporciona a criação de espaços amplos e luminosos que podem acolher todo o tipo de manifestações culturais e artísticas;

- Castillo-Palacio de Aldovea (Bosque de Aldovea): Aldovea é um espaço natural localizado na margem direita do rio Henares, o edifício principal é o castelo, edifício quadrangular com torres quadradas, que data do final do séc. XI;

- Casas Experimentais de Rafael Leoz: Rafael Leoz, considerado como um dos melhores arquitetos mundiais do séc. XX, executou em 1973 um projeto de construção d 218 casas experimentais no bairro de “Las Fronteras” de Torrejón de Ardoz, promovido pelo Instituto Nacional de Habitação;

- Igreja de São João Evangelista: Datada do séc. XVI;

- A Casa Grande: Datada do final do séc. XVI, foi uma quinta administrada pelos jesuítas, que a utilizavam para abastecer o Imperial Colégio de Madrid, atualmente é um importante centro hoteleiro e artístico, conhecido pelos seus pátios, adegas e o seu mural de 1200 peças;

- Parque Europa: É a maior área verde e de lazer em Torrejón de Ardoz com uma área de 233.000 m2 e possui reproduções dos monumentos mais emblemáticos das principais cidades europeias.

 

O meu muito obrigado ao município de Torrejón de Ardoz, bem como ao Diretor de Protocolo, Sr. Raúl Yusta García.


Sem comentários:

Enviar um comentário