Pelo Correio - By Post

 Concello de A Fonsagrada (ESP - Galiza - Lugo) 



Concello de A Fonsagrada, é um município Espanhol, pertence à província de Lugo, comunidade autónoma da Galiza. Possui cerca de 439km2 de área e 3300 habitantes.

A Fonsagrada a nível de área é o maior município da comunidade da Galiza, sendo também o mais elevado. É um município com um relevo muito acidentado, pelo que existem diversas paisagens com declives acentuados e contrastes altitudinais acentuados entre zonas de vale e cotas mais altas que podem atingir os 1201m de altitude.  

Etimologicamente o nome provém de “fonte sacratam” ou fonte sagrada.

Historicamente existem no município abundantes vestígios pré-históricos, como mamoas e castros, que testemunham a antiguidade da presença humana na zona, acreditando-se que já existiria colonos há 30.000 anos. A história de A Fonsagrada gira em torno do Caminho Primitivo de Santigo, que entra no município pelo Alto del Acebo, atravessando a cidade e saindo pela aldeia de Paradavella.

O brasão pode ser definido como: Escudo de sinopla, uma torre de ouro, ladeado por duas cabeças de lobo de ouro, goles linguados e acompanhada, na cabeça, por uma vieira de prata e pontiaguda, por duas ondas da mesma. Coral real fechada.

O património cultural e histórico do município é vasto, além das dezenas de castros é de realçar:

- Fonte Sagrada: Dá o nome à cidade. A estrutura atual de 1882, está construída no local de outras mais antigas, que guardavam a nascente natural. Reza a lenda que desta fonte saía leite para sustentar uma viúva e os seus três filhos;

- Museu Etnográfico: Fundado em 1984, por um grupo de habitantes. No museu são recolhidos aspetos da vida tradicional, existindo salas de etnografia, arquitetura popular, história local ou esculturas;

- Praia Fluvial de Pena do Inferno: Construída há 30 anos num meandro do rio Lamas – Vilabol, afluente do rio Navia e localizada em um vale a 290m de altitude, possui uma grande variedade de animais como javalis, furões, raposas ou morcegos.

Dada a localização do município entre as montanhas e declives, possui diversos percursos pedestres destacando-se:

- Rota Liñares de Bidul: 16,8km – 4h30min
- Rota Seimeira de Vilagocende: 2,2km – 1h
- Rota Sendeiro de Gallol: 16,8km – 4h30min
- Rota dos Pintores: 10,5km – 2h45min
- Rota do Castañoso: 6,4km – 1h30min
- Rota do Forno do Bolo: 4,3km – 1h
- Rota da Pena de Guimara: 9,75km – 2h30min

 

O meu muito obrigado ao Concello de A Fonsagrada


Sem comentários:

Enviar um comentário