Ayuntamiento de Rincón de La Victória (ESP - Andaluzia - Málaga)
O Ayuntamiento de Rincón de La Victória, é um município Espanhol, pertence à província de Málaga, comunidade autónoma de Andaluzia. Possui cerca de 29km2 de área e 50000 habitantes.
Conhecido antigamente como Bezmiliana e até 1949 o município chamava-se de Benalgalbón. O nome do município mudou, devido à perda de importância desse núcleo em favor de Ríncon, para onde se mudou a administração municipal. O topónimo Rincón tem origem no século XIX, com o estabelecimento de uma vila piscatória numa praia situada entre dois promontórios rochosos, neste local existia um mosteiro da Ordem dos Mínimos, que faziam o culto da Virgem da Victória, daí a origem do nome do município “Rincón de la Victória”
A arqueologia fornece dados sobre a presença humana continuada no município, através das diferentes culturas e sociedades. Na Caverna da Vitória e na Caverna do Tesouro, existem indícios claros da existência de presença humana durante o Paleolítico Médio e Superior e durante a Pré-História recente.
O povoamento mais antigo na área do município é um povoamento Fenício do séc. VII a.C. na encosta de La Loma de Torre de Benagalbón, que se manteve até à época romana, passando para a planície, onde se conservam restos de uma vila marítima romana do séc. III, a Villa Antiopa.
O município possui algo único na Europa a nível de património natural. Na falésia do Cantal, as suas grutas de origem marinha, com nome de “Cueva del Tesoro” e “Cueva de La Victoria”. Estas cavidades naturais serviram de refúgio aos primeiros grupos humanos, durante mais de 40.000 anos. As galerias com 2km possui restos do Paleolítico, da Idade do Bronze, Arte rupestre ou Sepulturas Neolíticas.
Além destas grutas únicas Rincón de La Victória possui um vasto património histórico, cultural e natural, destacando-se:
- Villa Antitopa: É uma vila Romana, das mais bem preservadas da Andaluzia, do séc. III d.C. Está localizada em Torre de Benalgabón. É possível observar vestígios arquitetónicos e observar as diferentes divisões que a compunham, desde quartos privados a amplas salas de receção;
- Museu de Artes Populares;
- Torres Almenaras: O município possui duas torres de farol, construções típicas por toda a província de Málaga. Datadas do séc. XIV e de origem militar, tinham como função vigiar o mar de forma a alertar para ataques de pirata, através de fogueiras;
- Casa Forte Bezmiliana: Construída em 1766, de forma a evitar males maiores com a pirataria que rondava a zona. Atualmente é usada como sala de exposições e concertos.
O meu muito obrigado ao município de Rincón
de La Victoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário