Pelo Correio - By Post

 Ayuntamiento de Jaraiz de la Vera (ESP - Cáceres - Extremadura)



Ayuntamiento de Jaraiz de La Vera, é um município Espanhol, pertencente à província de Cáceres, comunidade autónoma de Extremadura. Possui cerca de 62km2 de área e cerca de 6500 habitantes.

Historicamente, a origem do município remonta a tempos arcaicos. Neste município houve um assentamento romano, uma vez que, numerosas moedas do imperador Constantino I, o Grande (séc. IV).

Jaraíz de La Vera situa-se entre os primeiros contrafortes montanhosos do maciço da Serra de Gredos e do vale do Tiétar. Assim o município possui duas partes bem diferenciadas. Por um lado, o sopé do Sistema Central, plano, contudo altamente erodido devido à proximidade e desnível do canal de Tiétar, por outro lado, a depressão do rio Tiétar, este sopé é dedicado essencialmente dedicado à pastagem e ao cultivo de tabaco e pimenta, por isso a cidade é conhecida como a capital mundial da Paprica.

Etimologicamente existem várias especulações sobre a origem do nome da cidade, contudo, a mais plausível é que tem origem árabe, devido à existência de um antigo castelo na cidade, onde hoje encontra-se a câmara municipal, o significado do topónimo em árabe seria “campos cultivados”.

    O brasão pode ser definido como: escudo inteiro, de torre azul de ouro, cantaria de zibelina, socalco de sinopla, sobre a qual ondula um estandarte de gule, acompanhado por dois lobos escarpados de zibelina. Ao cimo coroa real espanhola fechada.

A economia da cidade baseia-se principalmente no comércio e no setor dos serviços, representando uma alta percentagem da atividade económica.

A nível de património destaca-se:

- Ermida de Nossa Senhora de Salobrar: Construída no séc. XVII, aqui encontra-se a imagem da padroeira da cidade, Virgen del Salobrar;

- Ermida de São Cristobal: Construída em 1955;

- Igreja de São Miguel Arcanjo: Datada do séc. XV;

- Rolo: Simboliza o poder jurisdicional que a população obteve ao conquistar a sua independência à cidade de Plasencia em 1685;

- Igreja de Santa Maria da Graça: Obra do séc. XV;

- Palácio do Bispo Manzano;

- Lago Alonso Veja: Possui uma piscina natural conhecida como El Lago, com uma praia de areia fina. A piscina foi criada no leito do desfiladeiro de Pedro Chate.

O meu muito obrigado ao Ayuntamiento Jaraiz de la Vera, bem como ao Sr. Presidente Luis Miguel Núñez Romero


Sem comentários:

Enviar um comentário