Ayuntamiento de Corbins (ESP - Catalunha - Lérida)

 



Ayuntamiento de Corbins, é um município Espanhol, pertencente à província de Lérida, comunidade autónoma da Catalunha. Possui cerca de 21km2 de área e cerca de 1500 habitantes.

A cidade localiza-se a norte da região de Segriá, na fronteira com La Noguera e na confluência dos rios Segre e Noguera Ribagorzana.

Toponimicamente a origem de Corbins é de origem latina e deriva de “curvum”, explicado pelos meandros e ondulações do curso do rio.

A primeira evidência da existência de Corbins está escrito no livro Bello Vivili de Júlio César (100-44 a.C.), onde narra as manobras da batalha de Lérida, na qual enfrentou as tropas de Pompeu, que ocorreram na área de Corbins. Naquela época Lérida possuía 6 portas de acesso, das quais uma chamava-se Portal de Corbins.

No século VIII os muçulmanos tomaram a Península Ibérica e Corbins não foi exceção, aproveitaram as antigas vias romanas, pelo que a cidade continuou a ser um ponto estratégico, sendo chamada de “medina hisn” que significa cidade fortaleza.

Em 1148 o conde de Barcelona conquista o castelo de Corbins e entrega-o à Ordem dos Templários. Em 1317 com a extinção desta ordem, todos os seus bens passaram para as mãos da Ordem dos Hospitalários de São João de Jerusalém.

O brasão pode ser definido como: coração de gules, acompanhado por dois ramos de sinoples passados em sotuer na ponta e cada um coroado com um corvo negro bicando o coração. Ao cimo coroa mural do povo.

Economicamente Corbins sempre conheceu como principal atividade económica a fruticultura: maças, peras, pêssegos, nectarinas, cerejas e ameixas.

A nível de património podemos destacar:

- Bike Park Serreta: Localizado na Serra La Noguera, possui mais de 15km de trilhos dedicados à pratica de BTT.

- Parque Fluvial;

- Igreja Paroquial de Sant Jaume: Datada de 1736;

- Vestígios Arqueológicos: De origem romana, é constituído por três elementos: Villa Romana do século II; O monumento funerário, situado junto à Villa, do qual conservam-se os nichos e a muralha virada a norte e o Lagar de azeite.

O meu muito obrigado ao Ayuntamiento de Corbins, bem como ao Sr. Presidente Jordi Verdú Paijá.


Sem comentários:

Enviar um comentário