Ayuntamiento de Zierbena (ESP - País Basco - Biscaia)

 




Ayuntamiento de Zierbena, é um município Espanhol, pertencente à província de Biscaia, comunidade autónoma do País Basco. Possui cerca de 9km2 de área e cerca de 1500 habitantes.

O município localiza-se na zona noroeste da costa de Biscaia, a 19km de Bilbau. Faz fronteira com o mar Cantábrico, com Musques, Santurce e Abanto e Ciérvana.

Zierbena fez parte do chamado Vale do Somorrostro, um dos 9 vales que compunham a região de “Las Encartaciones, nestes vales, foram criados durante a Idade Média, mosteiros primitivos ou freguesias de fundação privada, em cujo no entorno surgiram as aldeias que reforçaram o seu carácter de população estável e que se consolidaram como entidades administrativas, denominadas conselhos.

O brasão pode ser definido como: Num campo de azul, uma montanha com um pico, movendo-se na ponta e em cada flanco um vale, todo feito de sinople, encimado por um remo e um kako, passado em cruz e destacada por um gallipo, tudo na sua cor.

Até 1995, o município esteve integrado no município de Abanto e Ciérvana, contudo já em 1878, Zierbena fez uma primeira tentativa de desanexação, em 1941 teve uma segunda tentativa, que após um longo processo, alcançou a sua independência em 1995.

Tradicionalmente a principal ocupação dos habitantes deste município está relacionado com a navegação, pesca, agricultura e pecuária.

A nível de património destaca-se:

- Igreja de São Romão: Construída sobre os alicerces de uma igreja do séc. XII, em 1880 foi reconstruída, devido a Francisco Murrieta, que deixou em testamento uma grande fortuna para construir a igreja;

- Ermida de Nossa Senhora Virgem do Porto;

- Ermida de San Ignacio de Loyola.

O meu muito obrigado ao Ayuntamiento de Zierbena.


sua imagem aqui
sua imagem aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário