Câmara Municipal de Cinfães (POR- Viseu)
Cinfães é um município português, fundado em 1513, pertencente ao distrito de Viseu e subdivido em 14 freguesias:
- Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires
- Cinfães
- Espadanedo
- Ferreiros de Tendais
- Fornelos
- Moimenta
- Nespereira
- Oliveira do Douro
- Santiago de Piães
- São Cristóvão de Nogueira
- Tarouquela
- Tendais
- Travanca
O município é limitado pelos concelhos de Marco de Canaveses, Baião, Resende, Castro Daire, Arouca e Castelo de Paiva. Possui cerca de 240km2 de área e cerca de 20500 habitantes.
Cinfães tem raízes na pré-história, mas só no séc. VI a.C. é que aparecem os primeiros povoados e aldeias, construídas pelos Romanos.
O município tem um cardápio a nível gastronómico, destacando-se na gastronomia, a posta arouquesa, o arroz de aba, o cabrito assado no forno de lenha, os torresmos, acompanhado com vinho verde de Cinfães. Na doçaria destacam-se os doces de manteiga (matulos), a sopa seca, os formigos, e as falachas de castanha pilada.
A Serra de Montemuro e o vale do Rio Douro são dois eixos morfológicos determinantes, que conferem a este concelho características paisagística.
O Pico do Talegre - elevação rochosa com marco geodésico, assume-se como o ponto mais alto do concelho que, com 1382m, se reveste de paisagens naturais
O Vale do Bestança, (Percurso pedestre) que acompanha o Rio com o mesmo nome, mostra uma conservação do património natural, biodiversidade, ruralidade e etnografia inalterados pelo tempo, conjugado com quedas de água, bem como uma elevada quantidade de vestígios medievais e calçadas pré-romanas que delimitam as rotas e troços pedestres.
A nível de património em Cinfães destacam-se:
- Museu Serpa Pinto
- Igreja Românica de Escamarão
- Igreja Românica dde Tarouquela
- Igreja de São Cristóvão de Nogueira
- Muralhas das Portas de Montemuro
- Expo Montemuro
- Castro das Coroas
O Castro das coroas foi uma aldeia fortificada, que pode remontar à idade do Bronze, edificado num outeiro sobranceiro à margem do rio Bestança, conserva ainda um conjunto de torreões e as quatro linhas de muralha.
Anualmente a Câmara Municipal assume a organização das festas do concelho em honra ao padroeiro S. João Baptista.
Sem comentários:
Enviar um comentário