Correio - By Post


Câmara Municipal de Espinho (POR - Aveiro)



        Espinho é um município português, fundado em 1899, localizado na Região Norte e Área Metropolitana do Porto, pertencente ao distrito de Aveiro e subdivido em 4 freguesias:

- Anta e Guetim
- Espinho
- Paramos
- Silvade





    O município é limitado pelos concelhos de Vila Nova de Gaia, Ovar e  Santa Maria da Feira. Possui cerca de 21km2 de área e cerca de 32000 habitantes.




       Espinho é um município urbano e tem como elemento gerador de atividades com importância económica o mar, uma vez que à cerca de 200 anos, a zona de Espinho começou a ser utilizada para a pesca, ainda de forma sazonal. Esses primeiros habitantes não construíram habitações, permanecendo na costa apenas durante a companha, para regressar à terra de origem no inverno, quando a violência do mar impossibilitava a pesca em segurança, contudo uma das referências e parte da identidade cultural da cidade é a realização de feiras, quer sejam de bens alimentares, peças de vestuários, antiguidades ou artigos usados, possuindo ainda o seu mercado municipal.

       A devoção religiosa das pessoas da região levou à edificação, ao longo dos séculos, de diversos monumentos espalhados pela cidade e arredores. A Igreja Matriz, dedicada a N.ª Senhora da Ajuda é exemplo disso.

        A nível cultural são diversos os espaços existentes na cidade, destacando-se: Fórum de Arte e Cultura, Museu e Biblioteca Municipal, a Academia de Música, o Casino de Espinho ou a estação arqueológica de Castro de Ovil.
       O Castro de Ovil datado do séc. II a.C. são aldeias fortificadas, implantadas em colinas proeminentes e com ampla dominância visual. Essas preocupações defensivas eram normalmente complementadas com a construção de muralhas de pedra e/ou profundos fossos para dificultar o acesso ao povoado, erguido pelas populações do Noroeste da Península Ibérica, numa pequena colina, no lugar do monte, freguesia de Paramos, sendo classificado como Imóvel de Interesse Municipal.



O meu muito obrigado à Sra. Anabela Ribeiro, Técnico Superior da Divisão de Promoção e Eventos

    













 

Sem comentários:

Enviar um comentário