Correio - By Post

 Câmara Municipal da Chamusca (POR - Santarém)


    

    Chamusca é um município português, fundado em 1561, localizado na região do Ribatejo, pertencente ao distrito de Santarém e subdivido em 5 freguesias:

- Carregueira
- Chamusca e Pinheiro Grande
- Parreira e Chouto
- Ulme
- Vale de Cavalos 




    O município é limitado pelos concelhos de Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes, Ponte de Sor, Coruche, Almeirim, Alpiarça, Santarém e Golegã. Possui cerca de 746km2 de área e cerca de 8500 habitantes.


    No concelho existem diversos pontos de interesse, destacando-se a Aleia do Arripiado, contruída em declive, e com miradouros que possibilitam uma vista fantástica sobre as vastas e deslumbrantes colinas da Lezíria Ribatejana. É uma terra predominantemente ocupada por floresta, tendo contudo diversos miradouros e jardins, muito ligada ao trabalho da agricultura e criação de gado, contudo com muitas tradições, costumes e doçaria própria e artesanato.

    A nível gastronómico destacam-se as Trouxas de Ovos da Chamusca e as Rabanadas de Mel ou Ricas.

    A nível de costumes e tradições destacam-se várias sendo elas:

        - Procissão Fluvial de São Marcos: No dia 15 de Agosto, realiza-se uma procissão de barco nas águas do rio Tejo, entre margens ribeirinhas das aldeias do Arripiado e Tancos, com festa e arraial.

        - Festa de Toiros

        - Feira de S. Pedro: No final do mês de Junho, realiza-se na aldeia do Chouto esta feira onde com música, comes e bebes e atividades desportivas, é vendido barro, quinquilharias, roupas ou frutas, sendo parte da monstra das atividades económicas locais.  

        - Jogo do Quartão: Durante a quarta-feira de cinzas, os homens formam um círculo onde passam bilhas de barro, na qual quem deixar cair a bilha no chão tem de pagar uma bebida a todos os participantes no balcão mais próximo.

        - Ascensão: É o ponto alto das festividades na Vila da Chamusca, onde é possível assistir a espetáculos, apreciar o artesanato e provar a gastronomia Chamusquense. É uma festividade realizada a meio da Primavera, estando ligada ao aloirar das searas e à multiplicação das flores, que anunciam pão e vida, a Ascensão é também a comemoração da subida de Cristo ao Céu.


O meu muito obrigado ao Sr. Presidente: Dr. Paulo Jorge Mira Lucas Cegonho Queimado















Sem comentários:

Enviar um comentário