Ayuntamiento de Alboraia (ESP - Valência - Valência)





Ayuntamiento de Alboraia, é um município Espanhol, pertencente à província de Valência, comunidade autónoma de Valência. Possui cerca de 8km2 de área e cerca de 25000 habitantes.

Alboraia, refere-se ao termo árabe, al-buraig, que significa pequena torre, usado como o nome da casa de fazenda muçulmana. A cidade está integrada na região de Huerta Norte, localizado a 6km do centro de Valência.

Historicamente os terrenos da cidade foram criados durante o período Quaternário. No rio Turia foram encontrados vestígios de vilas romanas, bem como um busto da época de Adriano.

O núcleo urbano da cidade tem origem em uma quinta andaluza que o rei Jaime I de Aragão concedeu ao bispo de Huesca, Vidal de Canyelles em 1238. A propriedade passou para as mãos de Gil de Vidaura e em 1331 para Gilaberta de Noguera, que fundou o senhorio de Alboraia.

O brasão pode ser definido como: escudo partido, encaixadas em ponta caída. A primeira em campo azul, uma torre de prata, socalcada com sinopla. A segunda em ondas de azul e prata, diapressa a Sagrada Eucaristia, destacada por um cálice encimada por três peixes, com a Hóstia Sagrada em a boca e em altitude de atirá-la ao cibório, tudo em ouro. Entado em prata um cacho de chufa, em sinople. Ao cimo, Coroa Real aberta, coroada com o brasão usado por D. Jaime I.

O motor económico da cidade é o setor dos serviços.

A nível gastronómico destaca-se: paella, arroz de feijão e nabos, arroz de forno, arroz com acelga ou os caracóis picantes. Na doçaria destaca-se: fartón, bolos Cristina, as escudelas, a coca de pebre roig, bem como a coroa doce.

Alboraia é conhecida com o berço da horchata, devido à grande tradição que a bebida tem na cidade. Cyperus esculentus, tradicionalmente conhecido de junça, é uma planta herbácea que produz um tubérculo comestível, conhecido como chufa, que após triturado e espremido, produz a horchata.

A nível de património destaca-se:

- Igreja da Assunção de Nossa Senhora: Datada de 1731;

- Ermida dos Peixes;

- Ponte del Moro;

- Casa Comte Zanoguera: Atualmente usada para exposições e eventos públicos, data do séc. XVII, está localizada na praça da constituição, o seu primeiro proprietário foi Gilberto de Zanoguera;

- Teatro L’ Agrícola;

- Mercado Municipal;

- Barracas: Referência arquitetónica na comunidade valenciana.

O meu muito obrigado ao Ayuntamiento de Alboraia.


Sem comentários:

Enviar um comentário