Ayuntamento de Vall de Bianya (ESP - Catalunha - Girona)

 





Ayuntamiento de Vall de Bianya, é um município Espanhol, pertencente à província de Girona, comunidade autónoma de Catalunha. Possui cerca de 94km2 de área e cerca de 1300 habitantes.

O município faz parte do Parque Natural da Zona Vulcânica de La Garrocha. A cidade é um encontro de pequenos e grandes vales que inundam um território de prados, florestas e riachos.

Toponimicamente, ao longo da história a palavra Bianya foi escrita tanto com B ou V. A referência mais antiga remonta ao ano 958, com o nome de Vallebiania, que mais tarde mudou para Bianna, Bisania e finalmente Bianya. No século XIX foi usado como Vianya, até que com a recuperação da democracia, retomou a Bianya.

A origem do nome não é clara havendo duas hipóteses: Por um lado Vianya surge do latim, Via Annia, nome que os antigos romanos davam à via romana, atualmente denominada Via Romana del Capsacosta.  Por outro lado, Bianya, simbolizaria dois rios, referindo-se aos riachos de Sant Ponç d’Aulina e Santa Llúcia de Puigmal. Sendo explicado por documentos do séc. XIII onde se escreve Bisania: em que bis indicaria repetição e ania provinha de amnis, que significa rio.

Dos seus 94km2 de área, 7.000 hectares são florestais, predominando o carvalho, pinheiro-silvestre e o carvalho-alvarinho.

Economicamente o município assenta por um lado na produção de milho e forragem, por outro na indústria, com setores diversificados, têxtil, alimentício, madeireiro, metalúrgico ou químico. De salientar também o turismo rural.

Vall de Bianya possui dois percursos pedestres:

- Via Romana de Capsacosta: 3h – 8km à É uma estrada que foi percorrida desde tempos remotos, até praticamente aos dias de hoje. Antigamente era a única passagem existente para o Vale Camprodon do Vall de Bianya. Tem origem romana, sendo um ramo secundário da Via Augusta, um grande eixo de comunicação que unia Roma a Cádis, ao atravessar os Pirenéus;

- Albergue Vall del Bac a Santo André de Porreres passando pela torre: 3h – 7,3km

A nível de património:

- Moinhos de Farinha: Foram durante séculos uma importante fonte de sustento da população;

- Igreja de Sant Andreu de Porreres: Foi a principal igreja da paróquia de Vall de Bac, datada do ano de 946;

- Igreja de Sant Feliu del Bac: Datada de 996;


Sem comentários:

Enviar um comentário