Concello de Outeiro de Rei (ESP - Lugo - Lugo)






Concello de Outeiro de Rei, é um município Espanhol, pertencente à província de   Lugo, comarca de Lugo. Possui cerca de 134km2 de área e cerca de 5300 habitantes.

Toponimicamente Outeiro provém do latim, altarium, que significa parte alta ou elevação do terreno.

Existem indícios na cidade de povoamento no município desde o Paleolítico. Na zona de Silvarrei foi localizado um biface do tipo Achelense. Com a ocupação romana veio a fundação de Lugo e a romanização chegou às fortalezas como o forte de Tourón ou o castelo de Picato, bem como a construção de duas estradas que atravessavam Outeiro de Rei.

O município foi berço de algumas das principais linhagens nobres da Galiza, nas quais se destacam o Gayoso, o Montenegro e o Aguiar, estes primeiros construíram em Outeiro de Rei os seus castelos-fortalezas, que após o fim da instabilidade medieval, procederam à transformação dos castelos em palácios.

O brasão pode ser definido como: Em azul, três torres de prata colocadas em situação de cinturão, encimadas por coroa de ouro e sustentadas por ondas de prata e azul, estas carregadas de três peixes de prata. Ao cimo coroa real fechada.

Em Outeiro de Rei é atravessado pelos rios Minho, Ladra e Narla, juntamente com múltiplos ribeiros.

A olaria de Bonxe, uma das cerâmicas ancestrais da Galiza está sediada em Outeiro de Rei.

Na cidade é possível encontrar dois parques zoológicos:

- Marcelle Natureza

- Avifauna

A nível de património destaca-se primeiramente as suas 27 igrejas e 10 capelas, bem como:

- Museu de cerâmica de bonxe;

- Aldeia das formigas;

- Casa-Museu Manuel María: Acolhe e expõe ao público todo o seu legado pessoal, artístico e bibliográfico, com uma biblioteca pessoal composta por mais de 12.000 volumes;

- Os diversos palácios e mansões: Palácio Miraz, Torre dos Arcos, A Casa Grande dos Andrade, Paço de Cela ou a Casa da Barreira;

- Campo de Santa Isabel;

- Penas de Rodas: Formações conhecidas como “bolos de disjunção”, tem origem natural e resultam da erosão baseada na ação bioquímica da água sobre a pedra granítica, que confere uma forma arredondada;

- Ponte Suspensa da Parada: Permite o acesso à Insua de Arriba ou à Insua de Seivane, onde existe um abrigo de pescadores e uma pequena área de lazer com mesas e churrasqueiras.

    O meu muito obrigado ao Concello de Outeiro de Rei, bem como, ao Sr. Presidente José Pardo Lombao

Sem comentários:

Enviar um comentário